Odivelas, 5 de maio de 2022
Caros Consócios,
Amigos,
O GCO acaba de chegar aos 44 anos de existência. É com profunda honra e enorme orgulho que me cabe dirigir os destinos deste nosso clube, e uma dedicada equipa de homens e mulheres, em nome de um dos emblemas mais representativos do concelho e da região. Mas connosco também o mais representado em diversos contextos.
E é este um dos propósitos do nosso trabalho diário. Tal como dissemos aquando da nossa reeleição em julho do ano passado, o objectivo deste mandato passava, e continua a passar, por elevar o nome do GCO o mais alto possível. Colocá-lo na montra associativa e desportiva.
É uma missão difícil, é bem verdade. Mas da qual não desistimos, prosseguimos e perseguimos.
Como muitos sabem, o caminho para aqui chegar não tem sido fácil. Nada fácil.
Depois de uma apatia de gestão que durou décadas e se enraizou, o que nos mobilizou para avançarmos, encontrámos uma estrutura deficitária e obsoleta. Mas mais do que isso, encontrámos uma resistência inexplicável. Em vez de sobrar do passado um comportamento colaborante e construtivo, pela frente tivemos barreiras e “tapetes escorregadios”. A começar pela nossa equipa inicial.
Para nós, o assunto está já no passado, porque só o presente e o futuro interessam. Mais do que caçar “figuras mitológicas”, importa é apelar à atitude positiva. De todos, sem excepção! Como sempre dissemos, somente em prol do nosso/vosso clube. O GCO.
E, afinal, que GCO temos hoje em 2022? A pergunta será feita por todos vós, é legitima, e impõe-se. A resposta não é definitiva, nem poderia ser, mas deve desde já servir de estímulo para os anos vindouros.
Sempre suportado no trabalho das secções, dos seccionistas, dos atletas e demais colaboradores e funcionários, o GCO é actualmente um clube (já) renovado. Diferente para melhor! A seguir aos anos mais difíceis, quiçá, da história das vidas de todos os nós, em face de uma pandemia “paralisadora”, conseguimos manter-nos de “pé”, recuperámos practicantes e lançámos as bases para um futuro vigoroso. Com mais atletas e mais (e novas) modalidades. Todavia, e porque o que foi realizado já vê florescer alguma “coisa”, pudemos festejar – entretanto – três campeões nacionais na ginástica, para além de outros resultados de destaque nas diversas modalidades, desde que tomámos posse pela última vez.
A vertente desportiva, as secções e as suas “gentes”, são - como sempre defendemos e sublinhamos – a verdadeira “mola” do GCO. De qualquer modo há outras “obras” que, sem tanta visibilidade, fizeram parte do nosso programa e desígnio. E foram concretizadas. Ou seja, da criação da loja do clube à dotação do ginásio-sede de novos equipamentos, passando pela melhorada capacidade de assistência ao associado. Para continuar. Tudo isto englobado num projecto amplo de modernização que é mais abrangente e a seu tempo será conhecido em pormenor. Dele não abdicamos. Sempre em estreita articulação e com o apoio do poder local, das chamadas “forças vivas” do concelho e dos eventuais parceiros, estou seguro.
Por agora, resta-me agradecer aos que sempre estiveram ao (e do) nosso lado, aos que se juntaram posteriormente, aos que acreditaram desde a primeira hora. Entre vós, mas igualmente na Direcção e restantes Órgão Sociais. Peço-vos caros Associados e Amigos, nesta data festiva, que acreditem ainda mais. Pois só o GCO beneficiará.
A todos, muito, muito obrigado!
SOMOS GCO !!!
O presidente da Direcção,
Tiago Ferreira.